sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Projeto


O Carnaval da Bahia é hoje o maior carnaval de participação popular do mundo, graças à vontade de dois amigos - Adolfo Nascimento (Dodô) e Osmar Macêdo (Osmar) - de fazer uma bela farra no carnaval de 1950, dando origem ao Trio Elétrico.

Com o objetivo de contar esta trajetória, criou-se uma exposição intitulada CORREDOR DA HISTÓRIA - EXPOSIÇÃO ITINERANTE. A exposição é uma ferramenta de divulgação da História do Trio Elétrico, mostrando através de 21 banners com fotos e textos a história do Caminhão da Alegria, desde a invenção do Pau Elétrico por Dodô & Osmar, instrumento que originou tanto o Trio Elétrico, quanto a Guitarra Baiana.






Um pouco da História

A exposição Corredor da História teve inicio em dezembro de 2003 e foi instalada no Tropical Hotel da Bahia. A cerimônia de abertura recebeu autoridades locais, fãs, músicos e a imprensa.

Dentro do espaço da exposição, foi criado o 1º Clube da Guitarra Baiana capitaneado pelos irmãos Aroldo Macêdo e Armandinho. Desde então, os admiradores e principalmente os músicos baianos se encontram ocasionalmente para tocar, discutir modelos do instrumento, conhecer novas técnicas e mostrar o som que só a Guitarra Baiana é capaz de fazer.

Em um espaço reservado houve um show do Trio Elétrico Armandinho, Dodô & Osmar, no encerramento da exposição – quinta feira de carnaval. O show foi realizado na área da piscina do hotel.

Em 2005, foram acrescentados à Exposição Corredor da História os instrumentos que carregam, cada um, a história dos seus idealizadores. Em 2008, a exposição ganhou a estrada e foi para as cidades de Feira de Santa, Ilhéus, Itabuna e Gandu, tornando-se uma exposição itinerante, que leva a história da criação e evolução do Trio Elétrico e da Guitarra Baiana para outros cantos.

Nenhum comentário: